água em abundância para arapiraca?

adutora

A nova Adutora do Agreste, que capta água bruta do rio São Francisco em Traipu, passa por 57km de tubos até a estação de tratamento em Arapiraca, na frente do campus da UFAL será inaugurada neste sábado (9). É sem dúvidas uma obra muito importante para o futuro de Arapiraca e de sua região metropolitana. Hoje a capacidade de abastecimento da cidade é de 1.500 m³/h e passará para 3.000 m³/h a partir do sábado.

A perspectiva é de que a duplicação da capacidade de abastecimento beneficie não apenas Arapiraca mas também diretamente as cidades de Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Craíbas, Igaci, Campo Grande, Coité do Nóia, São Brás, Olho D’Água Grande e Feira Grande.

Hoje vivemos um sistema de abastecimento muito precário com uma ou duas semanas sem água a cada mês. A cidade sobrevive há décadas numa falta crônica de água potável e com abastecimento irregular. A presença da adutora (já bem visível ali na AL da UFAL) para garantir água todos os dias da semana é muito bom. Vamos esperar que nossas torneiras respondam com água permanente para que possamos nos dá por satisfeitos.

Não podemos esquecer que será feita a distribuição da água também para a mineradora Vale Verde no município de Craíbas (não encontrei dados sobre o consumo de água desta obra, o que não pode ser desprezível, ao contrário, mineradoras bebem água demais), além dos vários municípios (a Casal pretende atender a um conjunto de 400 mil hab nessa região). O aumento de 100% na capacidade de captação deve dar vazão a um aumento da satisfação para os consumidores domésticos tanto quanto a ampliação de investidores para os quais a água seja um bem precioso, o que nos dá ainda espaço para questionar sobre a capacidade de longo prazo do nosso sistema de abastecimento.

Por ora, acompanhemos o desenrolar de uma suposta fonte perene de água na cidade, e isso já alimenta muitos sonhos.

água em abundância para arapiraca? água em abundância para arapiraca? Reviewed by davy sales on quarta-feira, agosto 06, 2014 Rating: 5

Um comentário:

Benigno Masterson Santos disse...

Entre tantos desencantos do atual governo, esperamos que esta seja mais uma das obras que podem atenuar o sofrimento de nossa gente.
Se o abastecimento for real, Arapiraca dará um salto de qualidade!
Agora só falta combinar com o governo federal para duplicar a oferta de energia na região.
Nossa imprensa que gosta tanto de alardear sobre o poder de nossos senadores, que até o momento não demonstraram empenho em resolver este grave problema...

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.