prefeitura abandonou o memorial da mulher

O Memorial da Mulher Ceci Cunha encontra-se em estado de abandono. O espaço foi criado para homenagear as mulheres da cidade. Há em seu acervo com fotografias, áudio e vídeo de duas ou três dezenas de mulheres que marcaram presença na construção da identidade arapiraquense. Com altos e baixos, o memorial manteve uma agenda importante por algum tempo. A deputada Ceci Cunha, assassinada em Maceió, num crime que comoveu toda a cidade e o Estado é a homenageada maior. A prefeita Célia Rocha costuma pontuar a importância da presença e memória das mulheres mas parece que sua atenção tem passado ao largo das necessidades mais imediatas do memorial, que seria a manutenção do espaço em condições mínimas de uso do acervo e circulação pelos espaços. Obviamente é bom que não se esqueça a responsabilidade que também deve ser imputada aos vereadores da nossa Câmara, co-responsáveis pela falta de atenção com nosso patrimônio.




Dado a importância que as mulheres tomaram em nossa vida pública local, a deputada Ceci Cunha tem seu nome grafado no Memorial da Mulher, dá nome ao parque que fica no entorno do memorial e recebeu também seu nome no rebatismo da avenida cel Wilson Santa Cruz, hoje Avenida Ceci Cunha. Isso não pareceu o bastante. Um pequeno trecho do discurso de posse da deputada na Assembléia Legislativa está inscrito num vão sobre o memorial, onde visitantes vão para observar o parque e o centro da cidade. Qual não é a triste surpresa de subir ao recinto e ver o completo abandono. Como se pode ver, a placa está abandonada, como letras faltando e sem nenhuma limpeza no local. Visitar uma homenagem à deputada e se deparar com fezes de animais ao lado é, no mínimo, triste.

Ao redor do memorial há jardins, e estes estão, apesar também de abandonados, bem bonitos. Dá para perceber que aqui também não há cuidado, não há manutenção e poda das flores e árvores. Ao observar os bancos para o descanso dos visitantes a noção de abandono está bem presente. É preciso que principalmente as mulheres da cidade movimentem-se para cobrar da prefeitura a atenção que o memorial merece. Se a cidade não gritar contra esse esquecimento certamente o memorial é um grande candidato a ruina patrimonial.



ps: Sai pela manhã para fotografar o memorial da mulher. A foto do jardim mostra bem a poesia do abandono. O feio é belo, o belo é feio, e o seu verso, também seu reverso, e continua.
prefeitura abandonou o memorial da mulher prefeitura abandonou o memorial da mulher Reviewed by davy sales on segunda-feira, julho 21, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.