ampliação da urbanização do lago perucaba

Orçada em R$ 2.154.455,00, a obra de ampliação da urbanização do lago da perucaba na área degradada (leia-se final das cacimbas-manoel teles) pretende ligar a área urbanizada da orla até a entrada do novo bairro planejado que está sendo construído no momento. A região sempre foi desprezada pelo poder público e sua degradação é da responsabilidade e inação da prefeitura e da Câmara de Vereadores que jamais olharam para a área, paupérrima, porém, região importantíssima para onde confluem os bairros zélia barbosa, primavera, cacimbas, manoel teles e baixão. O local sempre foi um espaço de despejo de dejetos, lar também do antigo matadouro (em processo de desativação). O investimento não é da Prefeitura, este vem do Ministério das Cidades (embora eu não tenha à mão nenhuma negativa de contrapartida local, o curioso é ver que a Prefeitura escondeu com arremedos, como se vê na foto abaixo, os nomes e logomarcas  dos participantes, estranho, não?).



A ampliação da urbanização tem um timing perfeito com o tempo das construtoras e interesses dos grandes do mercado imobiliário. Enquanto a região era apenas para uma população pobre, sua paisagem era invisível, um imenso terreno baldio, rodeado de casas precárias, rua de chão batido, lixo, e escuridão noturna. A região tornou-se palco da construção de um “novo bairro” privado, e ganhou o reconhecimento de que precisava muito de atenção. No art 8 do plano diretor da cidade diz que visa “distribuir igualmente os benefícios e ônus dos investimentos públicos, reduzindo as desigualdades sócio-espaciais, de forma a recuperar, para a coletividade, a valorização imobiliária decorrente dos investimentos públicos”, nesse ponto parece claro que a coletividade está a reboque do projeto tendo em vista de que esta intervenção foi possível apenas com a chegada do projeto privado dos residenciais perucaba. Não foi fruto de discussões com moradores da região mas para primeiro servir aos moradores que ainda virão. Essa fotografia abaixo será história daqui a pouco: aqui tudo está em construção.

A obra (aparentemente simples) promete durar um ano, a ser entregue em maio de 2015 (não entendi porque tanto tempo). Haverá intervenção no final da avenida norte, e a frente, como se vê nesta ultima foto. Se o padrão arquitetônico se repetir nesse lado sul do lago vai ser uma pena. O traço arquitetônico das intervenções públicas no parque Ceci Cunha e Bosque das Arapiracas já cumpriram o seu papel, parece, não sei, falta criatividade e sofisticação nos projetos. É muito interessante assistir ao que este blog vem insistindo no desabrochar da “nova arapiraca”, que nasce pedindo divórcio (é um enorme conjunto de residenciais ladeados por muros e guaritas). A cidade precisa encontrar um meio de evitar segregações muito intensas e conflituosas visto que a maioria dos novos empreendimentos destinados aos mais ricos são condomínios fechados, não integrados diretamente à cidade senão com seus muros e guaritas contra a cidade.

ampliação da urbanização do lago perucaba ampliação da urbanização do lago perucaba Reviewed by davy sales on domingo, julho 13, 2014 Rating: 5

2 comentários:

Anônimo disse...

A sociedade precisa ficar de olho no prazo e na execução desta obra.
E não podemos nos esquecer, o lago é de todos nós, independente da classe social. Que seja uma intervenção democrática, em beneficio de todos.

Benigno Masterson Santos disse...

Por ser considerado um cartão postal, o Lago da Perucaba deve ser usufruído por toda a sociedade.
Temos que lembrar que nossa cidade tem carência de espaços públicos, e aqueles que o poder público se prestou a idealizar ainda não se encontram terminados, como é o caso do Bosque das Arapiracas.
Levar obras estruturantes vai nos encher de orgulho e transformar uma paisagem que a muito precisava de uma especial atenção.

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.