perucaba no cenário da nova arapiraca

Já dissemos algumas vezes aqui nos últimos anos do boom imobiliário que a cidade vive há quase uma década. A região do lago da Perucaba está em processo de urbanização total. Todo o seu entorno está tomado por novos empreendimentos. A região era muito degradada e sem nenhuma atenção, até que a cidade fez a primeira intervenção e criou um grande parque à beira do lago, num segundo momento construiu um observatório. Uma rua foi asfaltada levando o lago até a Baixa Grande, aumentando a capacidade de circulação. A paisagem se transformou completamente.

O cenário é de construção e dá para sentir o quanto a região está sendo valorizada (obviamente quem mais ganha é a classe média e alta visto que não são projetos para grupos de baixa renda). De um lugar que a cidade dava as costas para o mais belo cartão postal houve mudança de atitude para com o lago, que continua poluído e impróprio para o banho embora não haja mais fontes de esgotos sendo lá despejados. Alguns estudos, conforme publicamos aqui neste blog, indicam áreas de balneabilidade no lago, sinalizando a sua lenta despoluição (com baixíssima ação publica nesse campo, lamentavelmente). Há uma intervenção pública na região do antigo matadouro, com obras de urbanização da orla que liga-se às Cacimbas e Primavera.

O primeiro grande projeto que saiu do papel e está em construção avançada é o residencial Reserva Perucaba, ao sudoeste do lago. Outro grande projeto imobiliário é o residencial Village Damha, no noroeste do lago. A urbanizadora paulista está junto com o grupo Coringa no investimento. Reportagem na revista Estilo (editada pela Damha) sobre a cidade e o novo empreendimento imobiliário que será anunciado no final do ano (ler páginas 18-19 na revista abaixo).


perucaba no cenário da nova arapiraca perucaba no cenário da nova arapiraca Reviewed by davy sales on quinta-feira, junho 19, 2014 Rating: 5

Um comentário:

Benigno Masterson Santos disse...

É Arapiraca obtendo o seu lugar de destaque, espero que seus representantes políticos estejam a altura deste desafio.
Temos que lembrar que todo empresário é um "animal capitalista", e só investe onde sabe que tem retorno.
Cabe a prefeitura elaborar projetos, executar obras e fiscalizar.
Parabéns a Arapiraca!

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.