célia inaugura novo perucaba em outubro

Uma intervenção urbana no entorno do lago da Perucaba foi iniciada no início do mês (8/04) e deve ser entregue em outubro, mês do aniversário da cidade. Brilhante moeda política para nossa prefeita. A obra propõe ser a segunda etapa de urbanização do lago que será completamente envolto numa grande avenida em torno de sua orla. Nova identidade urbana, novos bairros, novos espaços. O impacto da conclusão da urbanização do lago sobre a cidade será muito positivo.

No ano passado soubemos da construção de um enorme bairro no lado sul do lago. Com a urbanização, o novo bairro vai redesenhar nossa cidade mais uma vez, em direção ao sudoeste, na mesma proporção que vemos a expansão imobiliária ao norte (planalto, massaranduba, arnon de melo, ouro verde, shopping, prefeitura e ufal). Novos bairros estão se desenhando no entorno da serra da microondas.

A cidade está em plena reengenharia urbana mas a paisagem ainda é pobre, como se nos faltasse o auxílio luxuoso da arquitetura. De uma coisa podemos ficar certos: a cidade vai criar uma região muitíssimo valorizada na vizinhança do lago. A região do sítio Pau Ferro tornar-se-á bairro neste fim de ano (o mesmo processo vivido pelo sítio cazuzinhas no último ano). Há, nos quatro cantos da cidade, uma centena de novos conjuntos residenciais literalmente consumindo áreas há pouco rurais. A fronteira urbano-rural entre nós está numa movimentação constante desde pelo menos as duas últimas décadas.

As vizinhas Feira Grande e Lagoa da Canoa rapidamente serão “engolidas” pela força da expansão sul, chamada pelos novos empreendimentos que já sinalizam ir para lá (tal qual está nesse momento acontecendo ao noroeste da cidade com a mineradora e aeroporto novo nos levando ao encontro de Craíbas). É que a cidade já dá sinais claros de aproximação do urbio em seus limites territoriais em alguns pontos de sua fronteira rural com municipios vizinhos (região metropolitana). Aliás, o novo aeroporto e o shopping estão ligados com a questão muito recente da metropolização no agreste.

Um erro cruel de nossa câmara de vereadores que jamais cobrou investimentos para transformar a urbanidade do manoel teles, cacimbas II e parte do baixão desde a primeira fase de urbanização do lago. Com o olhar voltado para região é preciso que se integre esses bairros a zona de expansão no lago para dar maior possibilidade de a cidade crescer de forma mais justa para todos. A cidade precisa discutir como incluir a primavera, as cacimbas, o manoel teles e o baixão ao novo complexo do lago da Perucaba. A cidade tem que ser pensada em seu plano macro. E a atenção microscópica para as sociabilidades da cidade, para entender seus movimentos, sentidos e desejos sobre a cidade onde habitam seus corpos, suas almas e seus sonhos.

 

O território da cidade de Arapiraca – AL

image image

o lago da Perucaba e a cidade

imageimage

o lago: o que virá?image

Provável local de construção de ponteponte

célia inaugura novo perucaba em outubro célia inaugura novo perucaba em outubro Reviewed by davy sales on sexta-feira, abril 26, 2013 Rating: 5

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa é a Arapiraca que todos nós queremos, mas para isso é necessário ainda, uma maior interveção pública em obras estruturantes. E pensar a mobilidade urbana, o transporte público é deficiente e precisa melhorar o quanto antes.
E o nosso sonho não pode morrer, o VLT faz parte da solução, ele é viável tecnicamente falando, pena que precisamos do aval político...

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.