uma arapiraca pouco comentada

arapiracaalfabetizaçãosexoibge2010

Um dado chamou muita atenção enquanto eu comparava números do último censo (2010) do IBGE na cidade. Temos 77,23% de pessoas alfabetizadas e índice de analfabetismo de 22,77%, o que nos deixa claro a necessidade urgente de a cidade ampliar o acesso à educação para adultos analfabetos para atingirmos o padrão de alfabetização de cidades desenvolvidas. Ao descer pelos meandros dos números cruzei com um recorte por sexo e tive a surpresa de observar que há mais mulheres alfabetizadas do que homens. A preocupação feminina com a educação é muito importante, pois parece marcar uma ruptura sutil com a nossa cultura de viés abertamente machista. E como estamos em tempos de eleições, é bom não esquecer o quanto a candidata mulher à prefeitura terá de votos dessas mulheres alfabetizadas, educadas, tanto mais se levarmos em conta o dito que anuncia que mulher vota em mulher.

populaçãoidadearapiracaibge2010

Uma segunda questão que observei nas estatísticas é que Arapiraca é uma cidade de pessoas maduras. De cada 10 arapiraquenses, 6 estão entre 20 e 64 anos. Isso deve ser um patrimônio a ser bem explorado pois temos uma comunidade de pessoas capazes de agir e decidir o futuro. Também sinaliza que precisamos abrigar demanda por qualidade de vida e compromissos comunitários. Há poucos espaços públicos ou privados que potencializem a satisfação de pertencimento à cidade: há apenas futebol, missa e trabalho. É necessário criar um ambiente de possibilidades de realização civil e existencial para algo em torno de 100 mil pessoas adultas. É preciso entender que uma cidade não se manterá para sempre a base da mesmice e da pobreza de espírito nos campos educacional, cultural e laboral.

rendadomiciliararapiracaibge2010

Por último um dado que vem a confirmar o que já observavamos de longe: estamos a nos tornar uma cidade de classe média, o atual brazilian dream. Mais de 50% dos nossos domicílios tem renda mensal superior a R$ 1.200,00. Desse número podemos deduzir nossa grande capacidade de consumo per capta, que certamente nosso comércio e serviços tão bem nos mostram. Com a crescente demanda por ensino superior, a renda média de nossas famílias está em franco crescimento, como nos atesta a crescente expansão imobiliária, comercial, industrial, educacional e de serviços. Apenas Maceió, Marechal Deodoro e Arapiraca possuem domicilios cuja renda mensal é superior a R$ 12.000,00. Estamos entre as três mais ricas cidades do estado, não podemos nos acomodar, temos que alimentar uma vida comunitária próspera e vibrante.

uma arapiraca pouco comentada uma arapiraca pouco comentada Reviewed by davy sales on segunda-feira, maio 28, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.