sobre nosso calendário de festas anuais

Neste 2012 quatro festas locais estão definindo as fronteiras das novas possibilidades postas para Arapiraca: a primeira, a festa da Padroeira acontece em 2 de Fevereiro. É uma festa religiosa que inclui missa campal e cavalgada com procissão de Nossa Senhora do Bom Conselho. Essa cavalgada fez com que a cidade de Bom Conselho, em Pernambuco, seja parte da festa que acontece em Arapiraca. Por aqui há a festa religiosa, e a profana, com vários parques de brinquedos que invadem o parque Ceci Cunha desde o fim dos janeiros. É uma festa que tem longa tradição e está na memória de todos nós. É parte da identidade desta cidade.

A segunda, o festival de música Viva! Arapiraca que movimentou a cidade e a região do lago da Perucaba durante três dias. O festival foi pensado para promover um elogio à cidade, pelo seu desenvolvimento, pela sua alegria. O Viva! Arapiraca é uma proposta musical, artística e esportiva para que os moradores comemorem o fato de viverem aqui. O festival cresceu (com atrações locais, nacional e internacional) e há boas notícias de bastidores sobre a próxima versão de 2013.

Estamos no limiar das festas juninas, que entre nós tem recebido apoio público para reinventar a tradição. É a nossa terceira festa. E o resultado tem dado certo. Temos chamada nacional para cantores e bandas que desejam se apresentar por aqui. chegou para ficar no calendário de festas anuais. O nome da festa, que dura todo o mês de junho (ainda sem programação oficial para este ano) chama-se Arraiá de Arapiraca e tem sido visto como o maior São João comunitário do Brasil. O bom do desenho dessa festa junina é que ele é descentralizado pois ocorre simultâneamente em vários palcos em diferentes lugares da cidade, e certamente isso é um dos fatores da boa reputação que a festa tem mantido no calendário de festas juninas do Brasil.

E, por último, teremos um 30 de Outubro particularmente efervecente. Explico: a festa da emancipação polítca é tão antiga e bem estabelecida quanto o nosso 2 de Fevereiro, o dia da Padroeira. Mas nesse ano haverá muitas questões em jogo: já teremos tido o primeiro turno das eleições para prefeito e vereadores, assim no palanque devem estar o atual prefeito Luciano Barbosa e o(a) novo(a) prefeito(a), será um palanque de despedida e de renovação dos laços da política. Os desfiles militar e civil tomam toda a tarde e inicio da noite e tráz ao centro da cidade uma multidão de pessoas. Nessa mesma noite, esse ano, um novo ingrediente vai esquentar mais o dia, a inauguração do Pátio Shopping. Esse trinta de outubro vai ficar na história. Todo mundo vai querer estar em Arapiraca nesse dia.

sobre nosso calendário de festas anuais sobre nosso calendário de festas anuais Reviewed by davy sales on quinta-feira, maio 17, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.