a segunda etapa da marginal do piauí começou

Toda a cidade vibrou com a entrega da avenida Marginal do Piauí, que leva do Parque Ceci Cunha até a região do Centro Administrativo. No meio da avenida já está a ser viabilizado o bosque das Arapiracas. O impacto para a cidade começa a aparecer, tanto na mudança da paisagem urbana quanto no novo desenho de comércio, serviços e moradias na margem da nova avenida. Ao circular por ela observamos claramente que a maioria das casas estão em reforma, e muitas propriedades estão sendo negociadas (o valor dos imóveis subiram muito pois a área agora é valorizada, onde antes havia uma comunidade [Caboje] mas sem qualquer estrutura). Em 08/05/2009 o prefeito assinou ordem de serviço para o anel viário. Em 06/01/2010 iniciou-se a construção, depois de parada por dois anos, a obra volta a agenda do executivo municipal.

Pois bem, essa avenida tem a sua segunda etapa, qual seja, seguir do parque Ceci Cunha em direção à AL110, na altura da Canafístula. A nova etapa da Marginal do Piauí segue do parque, atravessa a rua XV de Novembro e segue beirando o riacho piauí (que divide a região da Rodoviária de um lado, e o bairro São Luiz do outro. São duas vias que se conectará da AL110 até as imediações da AL220, cortando a cidade de norte à leste. Os moradores contaram que já estão recebendo visitas dos técnicos da prefeitura para o processo de idenização das casas por onde passará a nova etapa da avenida. Eles estão preocupados com o processo de desapropriação e indenização. No processo da primeira etapa houve muitos moradores insatisfeitos com o valor pago pelo erário público por suas propriedades, alguns chegando a embargar o processo. Depois de lutas e disputas, a obra seguiu seu rumo. Parece óbvio que a prefeitura deve ter o cuidado em não destratar esses antigos moradores (alguns estão lá há 60 anos) e que as indenizações primem por propostas indenizatórias honestas e que não os coloque em situação que inviabilize seus sonhos de moradia quando chegar a Marginal.

A via terá, ao seu término, uma extensão de cerca de oito quilômetros, nas suas margens a cidade será repensada. Comércio, serviços e apartamentos serão necessariamente atraídos, dada a sua capacidade de circulação para qualquer área da cidade. Será assim o principal anel viário do municipio, capaz de redirecionar o trânsito e a ordem de expansão urbana. Parece que até este momento foram executadas a limpeza de alguns terrenos e construídos alguns bueiros celulares (no riacho), e foram iniciadas a pavimentação do trecho da Rodovia AL-110, entre a comunidade de Canafístula e a Rua 16 de setembro, no centro da cidade. As obras devem incidir sobre um trecho entre as ruas Delmiro Gouveia e Manoel Abreu, no Parque Ceci Cunha, e a ampliação da avenida entre as ruas Leocádio Pínheiro e São Roque, no bairro Ouro Preto, nas proximidades no Posto do Zé Pivete, na Rua 15 de Novembro.

1. O projeto (não há referência oficial com croquis do projeto para acesso público, infelizmente). O traçado em azul é, mais ou menos, o trajeto da segunda etapa da Marginal do Piauí na região.

segunda etapa marginal piauí

2. Encontro da Marginal do Piauí com a AL110 na Canafístula

3. O Estado atual da obra na região da AL110 (viaduto)

© 2012 Davy Sales

4. A região recebe as primeiros sinais de construção da avenida

SAM_2681SAM_2689SAM_2688

a segunda etapa da marginal do piauí começou a segunda etapa da marginal do piauí começou Reviewed by davy sales on terça-feira, abril 10, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.