o metrô de arapiraca

vlt mobile2

Nesta semana tivemos a grata surpresa ao saber que a prefeitura de Arapiraca retomou a discussão sobre o metrô da cidade. Em uma reunião com o prefeito Luciano Barbosa, seus secretários e o diretor da empresa Bom Sinal, foram discutidas as últimas questões sobre a implantação de uma linha regular do VLT na cidade. A Bom Sinal constrói os trens e a SA Paulista instala e acompanha o processo de implantação do sistema nos trilhos. Arapiraca já possui uma malha ferroviária que atravessa a cidade de norte a sul, e a chegada do metrô colocará Arapiraca no rol das poucas cidades brasileiras de médio porte com uso do sofisticado sistema de veículos leves sobre trilhos. O VLT é uma espécie de Metrô de superfície urbano ou suburbano de passageiros, que utiliza equipamentos e infra-estrutura mais leve que usada normalmente em sistemas de metropolitano ou de Ferrovias. A prefeitura encomendou à Bom Sinal a fabricação de dois módulos VLT Mobile2 com dois carros cada, cada módulo possui capacidade para transportar 358 passageiros (os dois totalizam 716 passageiros). Na reunião, a Bom Sinal garantiu que o processo está bem adiantado e que brevemente os trens serão transportados para Arapiraca. Segundo a prefeitura o projeto do metrô local deve ter 11,5 kilômetros de extensão (da UFAL ao Distrito Industrial). Nessa primeira etapa serão construídas as três primeiras estações de embarque e desembarque, no bairro Primavera, no Clube dos Fulmicultores e no Centro Administrativo. Na segunda etapa mais quatro estações serão construídas. A Estação da Primavera terá raio de influência sobre os bairros do Ouro Preto, Primavera e São Luiz. A Estação do Clube dos Fulmicultores terá raio de influência sobre os bairros do Centro, Cacimbas e parte do Baixão. A Estação do Centro Administrativo terá influência sobre o Centro Administrativo, o Shopping e os bairros Planalto, Santa Edwirges e parte da Brasiliana. A chegada do metrô nos é prova cabal de que podemos planejar e sonhar com um futuro promissor para nossa cidade. E sonho que acaba de sair do papel, pois a fábrica está agora montando os nossos trens. A cidade entrará em festa com sua chegada, e o prefeito será amplamente parabenizado e prestigiado por este magnífico presente. Arapiraca merece. Nós merecemos.

o metrô de arapiraca o metrô de arapiraca Reviewed by davy sales on quinta-feira, abril 26, 2012 Rating: 5

4 comentários:

Anônimo disse...

A de se tomar cuidado em ano eleitoral, principalmente no que se refere a total falta de infra-estrutura para receber o VLT. A prefeitura não providenciou, pelo menos até o momento nenhuma obra estruturante, e isso leva tempo.
Contudo, torço por Arapiraca, e espero siceramente que a inauguração do VLT seja o mais breve possível.

Anônimo disse...

MUITO OPORTUNO AO PREFEITO....

ANO DE ELEIÇÃO E TAMBÉM PARA A INAUGURAÇÃO DO SHOPPING, QUE SEGUNDO OS BASTIDOSRES, TEM COMO SEU MAIOR ACIONISTA O PRÓPRIO PREFEITO.
O SUCESSO DO SHOPPING E CONSEQUENTEMENTE DO PRINCIPAL ACIONISTA DEPENDE DA ACESSIBILIDADE DOS FUTUROS COMPRADORES. PORTANTO FICA CLARO O "INTERESSE SOCIAL"

Anônimo disse...

Que fato curioso ... meu comentário não foi publicado.....

Há Lagoas disse...

Como a mais nova metropole de Alagoas, Arapiraca precisa de mobilidade no transito e o VLT tem essa proposta. O transporte de coletivos urbano é caótico e sua deficiência há anos é detectada, sem ser solucionada. Precisamos de terminais urbanos e novas linhas cortando a nossa cidade.
Gostaria de ver o atual representante do executivo inaugurando esse novo serviço. Será que vai dar tempo?

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.