três novas paisagens do nosso horizonte urbano

Nos próximos meses a cidade receberá novas obras de infra-estrutura habitacional, científica e de lazer. O Conjunto Residencial Brisa do Lago no sítio Cazuzinhas (limite entre Arapiraca e Lagoa da Canoa) é um novo bairro da cidade, prova de que os limites da cidade estão em contínua expansão, tornando áreas rurais em urbanas. A infra-estrutura habitacional é de casas pequenas e muito simples, mas o conjunto é dotado de vários aparelhos de cidadania, como um Centro de Saúde, Escola e um Centro de atendimento do Serviço Social municipal. Os primeiros moradores acabam de serem sorteados e nos próximos dias o conjunto começa a ganhar vida.

cazuzinhas

Arapiraca tem se tornado uma referência regional em serviços educacionais. A cidade possui uma ampla rede de escolas públicas e privadas que atendem do ensino fundamental ao ensino médio aos jovens da cidade e da região metropolitana. Um novo desenho da cidade como núcleo educacional está crescendo pois há duas universidades (UNEAL e UFAL) e doze faculdades privadas. Não somos uma cidade, ainda, voltada para a produção científica mas a chegada do Planetário vai dar sustentação a curiosidade do homem comum sobre o universo, os planetas e as estrelas tanto quanto suporte aos que se interessam profissionalmente pela astronomia e áreas conexas. A infra-estrutura para o desenvolvimento da ciência entre nós é uma grandiosa conquista, esperamos que esta se expanda.

planetário

O bairro Primavera é uma das regiões mais populosas da cidade e também a região com uma ínfima presença de investimentos públicos. A maioria das ruas ainda estão sem nenhuma pavimentação, há poucas escolas, praças abandonadas, iluminação ruim, ausência de bibliotecas, áreas de lazer, e segurança. Há poucos anos o SESI chegou ao bairro, o que já fez mudar um pouco sua aparência decadente e ajudar a dar mais vida a região. Há três anos a prefeitura vem construindo uma praça no local onde funcionava, até recentemente, a feira da troca. A obra da praça começou, parou, viu greve de trabalhadores de sua construção, parou novamente e ainda não se vê diariamente trabalhadores na obra. Continua a passos lentos mas assim que for inaugurada e entregue à população, o bairro Primavera sofrerá uma mudança radical em sua paisagem: a praça vai dar um espaço de comércio, lazer e convívio, o que deve ser capaz de fazer com que aquela região se transforme, tanto a paisagem arquitetônica ao seu redor, quanto na questão da limpeza urbana, iluminação da área e reorientação do trânsito da região.

primavera

três novas paisagens do nosso horizonte urbano três novas paisagens do nosso horizonte urbano Reviewed by davy sales on quarta-feira, novembro 30, 2011 Rating: 5

Um comentário:

Há Lagoas disse...

Arapiraca tem todas as características necessárias para ser uma grande metrópole regional, e para atingir este objetivo é preciso à união dos governos municipal, estadual e federal. Nos como sociedade consciente temos que exigir que o futuro seja conquistado com a união de todos que querem bem a esta grande cidade.
A metrópole já se faz presente e o seu futuro desponta como uma das cidades mais dinâmicas do interior do nordeste, parabéns Arapiraca.
O futuro já começou.

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.