um bosque e um horto no centro da avenida

Na foto abaixo, em destaque a área que está sendo urbanizada para dar lugar ao bosque das Arapiracas. Na região, a parte de baixo, onde há um encontro com o parque Ceci Cunha, a comunidade Caboje já desapareceu. A avenida Marginal do Piauí é a grande e única intervenção direta no sistema viário da cidade. Ela deve interferir (captar) os novos e futuros investimentos na cidade, pois ao longo de suas artérias haverá uma nova paisagem urbana, com bosque no meio, o que significa que a cidade ficará um pouco mais bonita e a racionalidade da engenharia e da arquitetura deve sentir seu impacto. Possivelmente veremos a região ser “invadida”, aos poucos, por hotéis, restaurantes e outros negócios. Basta observar que o fluxo do centro em direção ao Centro Administrativo, shopping e AL220 terão a marginal como orientação. Conversando com algumas pessoas que moram na nova avenida, percebe-se claramente a alegria de ver seus imóveis simples com o valor de mercado já sofrendo alterações significativas. Um senhor me informou que havia comprado sua casa por R$ 3 mil. Disse-me alegre que agora sua casa vale R$ 45 mil. A avenida Marginal do Piauí será em breve a novíssima vitrine da cidade.

marginal_norte

Pois bem. A avenida Marginal do Piauí é um projeto de engenharia muito complexo, pois ela atravessa todo o perímetro urbano, da AL220 até a AL110, cruzando bairros das regiões noroeste, central e sudeste da cidade. Na foto abaixo, o espaço onde a segunda etapa da longa avenida se completa. Esta vai desde um cruzamento com a rua XV de Novembro até a entrada da Canafístula, cruzando com os bairros Ouro Preto, São Luiz, Rodoviária e Canafístula. Desde o ano passado observamos algumas intervenções nessa região (como a ponte construída na AL110). Várias fontes, oficiosas e oficiais dão conta de um problema quanto a indenização de algumas áreas na região, principalmente com proprietários na Canafístula. Ao que tudo indica, a segunda etapa está parada até que o imbróglio na justiça seja sanado. Nesta etapa deverá aparecer o Horto Florestal, de modo que a avenida teria dois grandes espaços verdes, o que caracterizaria como pulmão da cidade. A cidade precisa ficar atenta pois esta obra é de suma importância, e é preciso que a cidade lute para que o atual prefeito consiga entregar a obra completa até o final de 2012. Talvez discussões públicas sobre o que está travando a continuidade da segunda etapa (centro-canafístula) possa ajudar a fazer com que a obra possa ser concluída. Para o bem da circulação de pessoas (no bosque e no horto) e para a circulação de automóveis (melhorando o tráfego)

marginal_leste

Uma coisa é certa. A cidade vive um processo grandioso de transformações. A marginal do Piauí é um marco em nossa urbanidade. Com seu advento, novos ventos já nos sopra, quando ela estiver pronta, nossa economia viverá novos tempos, e nossa cidadania ganhará duas áreas verdes para concretizar um novo patamar na nossa qualidade de vida. Que venha o bosque, que venha o horto.

um bosque e um horto no centro da avenida um bosque e um horto no centro da avenida Reviewed by davy sales on segunda-feira, setembro 05, 2011 Rating: 5

Um comentário:

Anônimo disse...

Cadê o famoso VLT?!

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.