in–cetisismo: allan carlos expõe no sesc

Texto de Allan Carlos – Fotografias: Sr Luiz – Direção de Fotografia: Alice Barros e Milla Pasan

DSC_0210DSC_0195DSC_0256DSC_1069

DSC_1086Palavra sem origem, criada para estabelecer uso incompreensivo e que, arbitrariamente, induz a uma identificação com a naturalidade das palavras. Quer subverter a significação dos signos e a sedução do gosto estético diante da veracidade da criação artística.

O in – cetiSismo é linguagem sem simbologia que busca, através da arte, uma maneira de desconstruir o ser e sua origem, sem, contudo, comprometer-se com ser ou com a banalidade do processo criativo e da inspiração. Resulta em arte que garante ao artista o que não é comum, nem é fruto daquilo que se produz em verbo, som, volume, formas, cor, etc.

DSC_0252O in – cetiSismo inexiste de tal maneira que não julga ser necessário seu sentido reto:diz não à literalidade daquilo que, em decorrência da escrita, mostra-se avesso n(à) arte. É a Arte pela Arte; o artista e a obra como algo que imprime e repassa informação como função e apesar do outro, que sem a obrigatoriedade do exercício de arte, quer na obra e no artista entender. É, em síntese, mais uma maneira de repudiar os conceitos associados à obra e distanciar-se da idéia de que arte tem a obrigação de falar de si própria .

DSC_0220Nesta exposição o artista trata das inferências ao desconstruir formas e ao abandonar a obrigatoriedade de justificar conceitos e de, nestes, abrigar a demanda de fazer arte com uma justificativa.

Os riscos que mostra (ou corre) são apenas sintomas em não dizer de si mesmo - um mecanismo comum, que permite ao espectador desenvolver gosto por sua maneira de mostrar-se, sem que haja, como resposta, uma ordem em pensar.

DSC_0168DSC_0146DSC_0217DSC_0190DSC_0206
  • Exposição “In – cetiSismos”
  • Artista plástico: Allan Monteiro
  • Onde: Galeria Sesc-Centro (Maceió)
  • Quando: 19 de agosto de 2011 as 20h
in–cetisismo: allan carlos expõe no sesc in–cetisismo: allan carlos expõe no sesc Reviewed by davy sales on segunda-feira, agosto 08, 2011 Rating: 5

Nenhum comentário:

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.