revitalização do parque ceci cunha está em andamento

Para quem nasceu em Arapiraca, ou já vive aqui há mais de dez anos, pode perceber as mudanças que o centro da cidade tem vivido com os investimentos (escassos) em projetos urbanos como o Parque Ceci Cunha. Como é possível ver na foto antiga, a ligação entre o centro e o Alto do Cruzeiro era feito por uma ponte sobre um riacho apodrecido com lixo e dejetos. Para quem quer ver a antiga cidade, vale visitar site da Câmara de Vereadores que mantém um acervo fotográfico de imagens antigas de Arapiraca (o detalhe é que a Câmara “estragou” o acervo “carimbando” seu nome nas fotos históricas), mas o site do Deputado Ricardo Nezinho disponibiliza as fotos em tamanho maior e também belas fotografias aéreas da cidade contemporânea.

pontedoalto

A obra do Parque Ceci Cunha é, assim, um marco arquitetônico, tanto quanto um novo tempo na qualidade de vida e cidadania entre nós. O parque nos deu a capacidade de pensar que Arapiraca poderia ser mais bonita e agradável. E parece que isso continua a acontecer. Hoje a prefeitura avisou que vai restaurar a segunda parte do parque para dar à cidade mais espaço de lazer. É de fato uma notícia maravilhosa, pois esperamos que a cidade saia da promessa e se torne uma realidade. É bom lembrar que a restauração da segunda parte do parque, que hoje está no escuro e relativamente abandonado, faz fronteira com o novo complexo do Bosque das Arapiracas, que vem sendo construído como parte da nova Marginal do Piauí. Abaixo, o projeto para a nova área do parque Ceci Cunha:

reforma_cecicunha

No projeto, no lado oeste fica o ginásio (em construção) e um estacionamento para mais de duzentos carros. No centro há uma fonte luminosa, que já existiu mas foi abandonada, mas que no novo projeto será reativada. Nesta área, há quadras de basquete e futebol que serão recuperadas. Serão plantadas árvores para surgir também um espaço verde. Segundo as informações oficiais, a iluminação dessa área do parque será feita e uma grande revitalização do espaço. Se observarmos bem, o Ceci Cunha vai se somar ao Bosque das Arapiracas, e com a inauguração da Marginal do Piauí, Arapiraca terá um enorme cinturão verde que irá do Centro Administrativo, cortando toda a cidade, até a Canafístula. Espero que a obra vingue e deixe nossa cidade melhor, mais agradável, mais encantadora e mais sofisticada.

revitalização do parque ceci cunha está em andamento revitalização do parque ceci cunha está em andamento Reviewed by davy sales on segunda-feira, março 28, 2011 Rating: 5

2 comentários:

Anônimo disse...

Se Arapiraca desejar o título de " Cidade do Futuro", ela precisa objetivar seus planos com relação ao traçado urbano. Acreditar que isto vai ser feito nesta atual gestão é ser no mínimo inocente!
De qualquer forma torço para estar equivocado com relação a atual gestão.
Arapiraca merece o melhor!

Beno

Marta Eugênia disse...

Muitas vezes esquecemos, como bons brasileiros de acompanhar o andamento de atitudes de nossos gestores em relação ao nosso lugar. É importantíssimo que façamos algo a respeito. Daí, realizações como esta, por exemplo, para nos "situar" e nos fazer pensar pra agir. Parabéns até pela esperança de querer sempre o melhor pra nossa Arapiraca. Embora ainda tenha muito que modificar, claro...Abraços. Eugênia

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.