o fôlego da crescente arapiraca

arap2010

A cidade está numa movimentação nunca antes vista, é movimento de pessoas, de automóveis, de serviços, de riqueza. mas de miséria e pobreza também. Na medida em que crescemos atraímos também uma população migrante de áreas rurais e de outras cidades interioranas. Arapiraca engendra uma nova página em sua história, a de ser uma cidade com um fôlego novo para acompanhar a pulsação crescente de seu desenvolvimento. Vemos o volume das coisas novas a olho nú.

O arapiraquense está muito otimista quanto as obras: novas avenidas e bairros estão surgindo e a paisagem local se transformou totalmente. A prefeitura avisou que em dezembro próximo avenidas novas serão entregues à cidade. Não raro recebo emails para este blog de pessoas que deixaram a cidade e estão curiosas para entender como Arapiraca se desenvolveu tanto nos últimos anos. A expansão é de tal monta que o desenho do urbio se transformou tão rapidamente que novos bairros surgem em áreas há pouco tempo tidas como rurais (Cazuzinhas, Massaranduba, Bananeiras, Bom Sucesso, etc)

No centro a transformação da paisagem caminha a passos largos, basta um olhar mais atento para ver novíssimos prédios em construção, e novas lojas que acabaram de abrir suas portas, como é o caso das Lojas Americanas e Bob´s. Tem muita novidade a caminho. Meu email e meus ouvidos recebem notícias que dão conta de uma explosão de crescimento imobiliário, de serviços e de lazer. Vem aí novo hotel, e um espaço com Boliche, Restaurante, Parque e Boite. O lazer ainda é bastante deficitário (não há cinemas, por exemplo. Apesar de termos três teatros em funcionamento, ainda não há uma cena artistica e cultural estabelecida).

As duas universidades estão com alta concorrência por vagas (UFAL e UNEAL) e as faculdades privadas mantém salas lotadas também. Os moradores da cidade descobriram a necessidade de uma formação universitária e os moradores de cidades vizinhas (da região metropolitana) frequentam os cursos noturnos. Um mestrado na área de educação foi anunciado na Uneal. Seminários acadêmicos tornaram-se uma constante para a agenda acadêmica local. A UNEAL e o IESC já possuem revistas científicas em funcionamento. O nível de titulação dos professores universitários tem crescido, com boa presença de doutores e mestres na educação local. É um sinal de bons ventos a médio e longo prazos.

o fôlego da crescente arapiraca o fôlego da crescente arapiraca Reviewed by davy sales on quinta-feira, novembro 25, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.