qual o mérito de ser o melhor entre os piores?

Uma notícia publicada no site da prefeitura de Arapiraca chamou atenção: Ideb de Arapiraca está entre os melhores de Alagoas. Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. A notícia comemora o fato de estarmos a frente na melhoria da qualidade da educação. Isso é bom. Parece que começamos a melhorar. Mas a notícia confunde mais do que informa. Explico: Alagoas está entre os estados com os piores índices da educação básica no Brasil. O site da prefeitura “comemora” o índice de 3,3 numa escala que vai até 10. Nas primeiras séries o indice melhorou, nas últimas séries caiu a qualidade.

ideb_arap2 ideb_arap1

A primeira tabela é da quarta/quinta série (a). A segunda tabela é oitava/nona série (b). Pois bem. As metas do MEC foram parcialmente atingidas: a meta-MEC foi (a) 3,4 (b) 2,3. É de se observar que a nota (b) caiu. Traduzindo: atingiu-se a média (b) mas reduziu-se a qualidade (2009 com nota abaixo de 2007). 

Notas entre 1 e 3 são dadas para municípios com uma educação ainda defasada e com problemas. Com a baixa qualidade da educação municipal, com professores recebendo salários baixíssimos, com pouca valorização da docência e muitas escolas sem estrutura, ainda levaremos uma década para atingir uma nota 6, que é o padrão internacional.

Por enquanto ficamos com uma média de 3,5, nota capaz de descrever bem a falta de investimento em educação. Atendemos apenas a um aumento de qualidade no que já é ruim mesmo. Ficamos um pouco menos ruim, por isso não há razões para comemorar um índice de educação de ambiente subdesenvolvido. É preciso esforço e investimento. Investimento nos professores, nas escolas e nos alunos. Isso melhora a educação.

Os índices mostram uma ascendência, uma melhora. Mas é preciso ficar vigilante quanto a qualidade da trajetória, os avanços e recuos. A velocidade da melhoria do ideb é diretamente proporcional ao empenho e dedicação do poder público em levar a educação das crianças cada vez mais a sério.

qual o mérito de ser o melhor entre os piores? qual o mérito de ser o melhor entre os piores? Reviewed by davy sales on terça-feira, julho 06, 2010 Rating: 5

Um comentário:

Klinger disse...

...Na mente dos que governam o nosso município deve se passar que, ter escola de tempo integral é o suficiente para que os alunos tenham um Q.I. de nível 6, o suficiente para se destacarem nas páginas nacionais ou internacionais, e se esquecem que pra isso é preciso investir nos que os educam...

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.