poesia do perucaba ou arapiraca encantada

Pensar a cidade é tarefa também de poetas e não apenas de técnicos e burocratas. E o que Arapiraca oferece para que nossos sentidos possam saborear o deleite da paisagem natural, aquitetônica e humana? Meses atrás escreví que o lago da Perucaba iria transformar a cidade e o modo como nos relacionamos com ela. O impacto que eu previra não se confirmou, ainda.

perucaba_noite2Os investimentos na região são poucos e lentos. Isso é um dos sinais que impedem, ainda, o florescer de uma nova cidade em seu entorno: a prefeitura deve correr para garantir a urbanização de toda a orla do lago, e não apenas de um dos seus lados. O Centro Administrativo e o Shopping já estão organizando a zona norte da cidade em seu entorno. O sul da cidade deve se ligar ao lago da Perucaba. Um terceiro eixo de importância para a nova Arapiraca também se inclui a nova Marginal do Piauí, que certamente será uma avenida para onde escritórios e apartamentos seguirão. perucaba_noite Mas e a poesia? Ela nos dá o mote para pensar Arapiraca como a cidade das águas. O açude nem existia como lugar, de fato. Era apenas um depósito de esgotos. Depois que a cidade acordou para ele e iniciou um processo de urbanização, eis que ele surgiu. E é muito bonito. Merece uma parada junto à ele. Observá-lo. Apreciar sua brisa. perucaba_noite1Como é recente sua aparição para a visita publica, ainda está abrigando aos poucos as histórias daqueles que por lá passam. Os casais de namorados já lembram do dia que trocaram confidências na sua orla, os garotos já discutem sobre a última vez que jogaram futebol na quadra do lago, as pessoas que usam suas pistas para correr já começam a amadurecer uma memória sobre o lago, as pessoas do baixão, do manoel teles, das cacimbas já aprendem a reelaborar o que sabem sobre o lago e o que ele deve oferecer para o futuro de suas comunidades. O Perucaba quer ser parte da vida dos arapiraquenses, precisamos dar uma chance à ele, e não perder a chance de se emocionar com este pôr-do-sol. Essa é a nova Arapiraca.

poesia do perucaba ou arapiraca encantada poesia do perucaba ou arapiraca encantada Reviewed by davy sales on domingo, maio 30, 2010 Rating: 5

2 comentários:

Maycon disse...

Belo texto, ta de parabens pelo blog

ANDRÉ SANTOS disse...

Sou arapiraquense, formado em Maceió e resido em São Paulo onde trabalho numa multinacional de e-commerce.
Enfim, descobri este blog e hoje através de alguns posts interessantes consigo acompanhar o crescimento de uma cidade que esta bem diferente de 15 anos atrás quando ainda estava por ai.

Parabéns e contem comigo!

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.