arapiraca observada pelo brasil e pelo mundo

Boas e más notícias colocaram nossa cidade sob o foco dos holofotes da mídia local, regional, nacional e internacional. O ASA tomou no último mês o centro das atenções dos jornalistas que cobrem o futebol brasileiro. Vários jornais falaram sobre o ASA e sobre Arapiraca. No O Globo, na Folha, no Estadão…. todo mundo comentando o ASA e suas notáveis capacidades de crescer no cenário futebolístico. Um segundo foco foi, e ainda é, os casos de envolvimento de padres com seus assistentes sarcedotais que envolvem romances e pedofilia. Até a CPI da pedofilia do Senado Federal está hoje na cidade, para ouvir os padres, delegadas e testemunhas sobre o suposto crime de pedofilia. A vinda da UFAL, do SESI e do SESC traduziram-se em interessantes análises em vários jornais locais e regionais sobre o processo vertiginoso de desenvolvimento da grande Arapiraca.

newarap1

É perceptível o movimento, a circulação e o entendimento que vivemos um novo momento em Arapiraca. Nosso trânsito navega em velhos desenhos, razão pela qual encontra-se emperrado (a prefeitura está estudando a implantação de zona azul no centro) pois as ruas e avenidas são as mesmas desde os anos 80-90. A novidade é a duplicação das rodovias que nos recorta e a novíssima marginal do piauí que está sendo construída (ainda que a passos de tartaruga). Se as vias não estão à altura da nova cidade que se apresenta e reclama novos horizontes comercial, arquitetônico, imobiliário, industrial, turístico e educativo, é preciso que o poder público entenda de uma vez por todas que precisa se apressar para não perdermos a passagem para um novo patamar de urbanidade. O futuro está aqui. E isso significa que nossa cidade a cada dia atrai novos migrantes porque vislumbram as novas possibilidades e oportunidades que por aqui estão a se desenhar. Ao atrair novos moradores, além do crescimento da população nativa, a cidade começa a inflar sua população (hoje já ultrapassa os 230 mil habitantes) e isso demanda novas estratégias no campo habitacional, educativo e laboral. É preciso muita atenção para não alimentar bolsões de pobreza e favelização, incentivando e ajudando as comunidades a manterem-se organizadas e atentas quanto à sua qualidade de vida. Arapiraca só pode ser grande se tiver capacidade de abraçar a todos que nela vive. Não pode dar atenção apenas a burguesia. A cidade deve ser lar de todos, numa convivência solidária e, na medida do possível, harmônica. Isso significa educação, saúde, lazer e labor universalizados.

foto: bairro Santa Edwirges, ao fundo o Alto do cruzeiro e, à esquerda, a nova paisagem do Centro.

arapiraca observada pelo brasil e pelo mundo arapiraca observada pelo brasil e pelo mundo Reviewed by davy sales on sexta-feira, abril 16, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.