flanelagem ou extorsão?

novaarapiraca1

Extorsão é o ato de obrigar alguém a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, por meio de ameaça ou violência, com a intenção de obter vantagem, recompensa ou lucro.

É crime tipificado no artigo 158 do Código Penal Brasileiro:

Art. 158 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar fazer alguma coisa

Para quem circula pela cidade e precisa estacionar nas ruas do centro, deve procurar um estacionamento, que custa entre R$1 e R$3. Estacionar no centro da cidade, dependendo o horário, é tarefa impossível. Muitas vezes precisamos parar no centro para ir rapidamente à padaria, farmácia ou supermercado. Ao chegar, você é rapidamente recebido por dois ou três flanelinhas que já se impõem: posso olhar o carro? se sobrar moeda o senhor me dá? Isso também acontece até dentro de estacionamento de supermercado, no bar, na igreja, na loja, em todo o centro. Não creio que haja qualquer problema em procurar fundar uma profissão e buscar saídas para a pobreza – como parece ser o caso dos flanelinhas. O problema é que se destrata abertamente todo motorista que se nega a pagar essa taxa ilegal de parada. Dá voluntariamente umas moedas a estes garotos não é problema, mas sentir-se obrigado a pagá-los já soa a extorsão. E isso é crime no Brasil. O que chama atenção é porque a negativa do motorista pode lhe valer arranhões no carro, deboches contra o motorista, ameaças sutis… Isso é um problema. Os motoristas possuem prestação do carro para pagar, tem ipva, tem seguro e é obrigado a pagar mais este encargo dos flanelinhas. As instituições não funcionam, obrigam-nos a pagar impostos mas nos deixam sozinhos diante dessa quase-extorção. Os motoristas já contribuem para a manutenção das vias públicas e paga ao Estado o seguro obrigatório. E a maioria ainda paga um seguro privado. O Estado cria a pobreza e joga sobre nós o encargo. As autoridades podiam nos poupar desse mal-estar de estar sendo obrigados a aceitar um serviço que somos obrigados, no meio da rua, a pagar.

flanelagem ou extorsão? flanelagem ou extorsão? Reviewed by davy sales on domingo, março 21, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.