faltam cérebros em arapiraca

O avanço das sociedades se dá sob a ordem do avanço das ciências. Sem ciências ficamos presos as moralidades, misticismos e nuvens escuras. É o esclarecimento que nos dá a chance de avançar e sair da menoridade. Os saberes das ciências nos ajudam a habitar melhor, a cuidar mais da nossa saúde, a produzir novidades tecnológicas e a entender nosso mundo social e cultural. Uma sociedade que investe em ciência logra um futuro promissor. Mas não há leitores de ciência em Arapiraca, salvo alguns iniciados. Para ter clareza, basta observar que há apenas uma livraria entre nós, mas que não possui acervo, este funciona por pedidos. Sem livros ficamos a mercê das opiniões. E as opiniões nos levam, geralmente, a impasses morais. A média dos nossos habitantes são de consumidores de música grude (rebolation, etc), de jornais de cópias (não há jornalismo investigativo, mas sucursais de delegacias), sem televisão local, sem teatro local, sem ardor intelectual. Esse marasmo apequena os homens e os torna mero reprodutores de uma ordem social gasta e esticada, nos seus limites. Por falta de educação avançada não tratamos de crianças abandonadas, do desemprego e da violência de modo racional. É o mundo das opiniões. O mundo da ação sem razão que a sustente. Assim a sociedade se mostra frágil e incoerente com o futuro que se diz promissor. A cidade precisa urgente de investimento em educação científica para fazer dissipar as densas nuvens e os véus de moralismos rasteiros, de opiniões preconceituosas e de incapacidade de dialogar com a teoria científica.

faltam cérebros em arapiraca faltam cérebros em arapiraca Reviewed by davy sales on quarta-feira, março 17, 2010 Rating: 5

2 comentários:

Paulo Amaral disse...

faltam cérebros em arapiraca.

Concordo professor. Apesar do latente crescimento econômico, do surgimento de inúmeras Faculdades "meia boca" de diversos ramos da educação, falta celebro em Arapiraca.

Falta cultura,falta pesquisa científica, falta debate político,falta idéias.

Anônimo disse...

Não acho que faltam cérebros, o que falta é entrosamento através de entidades ou espaços que congreguem esses pensadores. Tem muita gente culta e inteligente por aqui, o que falta é espaço de divulgação de ideias pois nem todos possuem blogs como este pra postar suas ideias e pensamentos.

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.