escuta! zé ninguém

A educação é a única coisa capaz de transformar a condição humana. Se não lemos, vivemos a escuridão veloz do passar das horas. Acordar, comer, trabalhar, comer, dormir, acordar. Em tempos de tanto ódio, mêdo, fascismos, verdades eternas, ortodoxias, um texto escrito por W. Reich nos convida a ação, nos convida a existir. Escuta! Zé Ninguém é um documento que todos os homens e mulheres deveriam ler. Esclarecedor. Radical. Libertário. Politicamente emancipador:

Chamam-te “Zé Ninguém!” “Homem Comum” e, ao que dizem, começou a tua era, a “Era do Homem Comum”. Mas não és tu que o dizes, Zé Ninguém, são eles, os vice-presidentes das grandes nações, os importantes dirigentes do proletariado, os filhos da burguesia arrependidos, os homens de Estado e os filósofos. Dão-te o futuro, mas não te perguntam pelo passado.

Tu és herdeiro de um passado terrível. A tua herança queima-te as mãos, e sou eu que to digo. A verdade é que todo o médico, sapateiro, mecânico ou educador que queira trabalhar e ganhar o seu pão deve conhecer as suas limitações. Há algumas décadas, tu, Zé Ninguém, começaste a penetrar no governo da Terra. O futuro.da raça humana depende, à partir de agora, da maneira como pensas e ages. Porém, nem os teus mestres nem os teus senhores te dizem como realmente pensas e és, ninguém ousa dirigir-te a única critica que te podia tornar apto a ser inabalável senhor dos teus destinos. És “livre” apenas num sentido: livre da educação que te permitiria conduzires a tua vida como te aprouvesse, acima da autocrítica.

Para ler/baixar na íntegra, aqui

escuta! zé ninguém escuta! zé ninguém Reviewed by davy sales on terça-feira, março 23, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.