metrô-VLT em arapiraca

O Brasil (re)descobriu os bondes, que há muito haviam desaparecido das nossas paisagens. Nos anos 90 uma revalorização tropical do uso de trens tomou curso. Hoje várias cidades de médio e grande porte (Maceió como pioneira no Brasil) estão construindo caminhos ferroviários para o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) passar.

A prefeitura de Arapiraca acaba de renovar o anúncio da vinda do VLT para cá também. Poucas cidades do porte de Arapiraca (+200mil hab) estão projetando esse tipo de metrô. A chegada do VLT na cidade é uma notícia que causa grande espectativa. São trens que não poluem, andam em velocidade maior que os ônibus e tem tarifa abaixo de 1 real.

Em Arapiraca, o circuito por onde o VLT vai passar estende-se por uma dezena de bairros, da Boa Vista (AL110) até o Planalto (AL220), por exemplo. Vai oferecer um transporte público de alto padrão e fomentar a circulação de pessoas pelo tecido urbano. Como se pode ver no esboço abaixo, o trajeto corta a cidade mas bairros como o Alto do Cruzeiro e Brasília, por exemplo, não são beneficiados diretamente. O sistema deverá oferecer ônibus regulares que façam o trajeto que cruzem com algumas estações do VLT e sigam para bairros onde o VLT não passa, então teremos os problemas de transporte público em boa medida. O trajeto em amarelo corresponde ao traçado atual da ferrovia (que provavelmente será preservado).

trajeto vlt arapiraca

metrô-VLT em arapiraca metrô-VLT em arapiraca Reviewed by davy sales on sábado, janeiro 23, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.