fumo como alimento da memória

Os grandes plantios de tabaco já cobriram por mais de cinco décadas as fronteiras da cidade. Até recentemente o fumo foi o principal produto que trouxe riquezas. Com o enriquecimento pelo plantio e comércio do fumo, surgiu uma pequena classe média local, mas não atingiu os estratos mais baixos, que continuam até hoje empobrecidos. Os mais pobres são os destaladores (tiram o talo da folha do fumo) que recebem por quilo de fumo arrumado folha-sobre-folha – o que impediu a maioria dos arapiraquenses ascenderem socialmente pelo envolvimento na produção fumageira.

Na realidade a cultura fumageira não é diretamente uma cultura tabagista. Nunca houve uma campanha para as pessoas fumarem, ou algum costume que informasse ser bom ou correto fumar. Por cultura fumageira pensamos todo um enredo e drama local. A feira, o folclore, os salões-de-fumo, a destalação, as plantações, o movimento do comércio. São os que plantam, os que destalam, os que montam o fumo-de-rolo, os que comercializam. Deste ambiente nasceu todo uma cultura propriamente fumageira, com cantigas, causos, danças e rituais. Arapiraca ainda conserva um clube muito tradicional chamdo “fulmicultores”. Foi o primeiro clube da cidade, com bailes, festas e shows que estarão para sempre na memória dos arapiraquenses.

Vários fatores contribuíram para a decadência da cultura fumageira: àquela que vai do plantio, passa pela colheita, secagem, destalação, rolo, corte, beneficiamento e comercialização. Por se tratar de um produto de consumo global, sua estabilidade depende de um movimento que está para além das fronteiras arapiraquenses.

Nos últimos anos desenhou-se claramente o fim de um tempo na história local. O fumo deixara de ser central na identidade agrícola da cidade: esta vem apoiando a diversificação das colheitas, como o feijão, a macaxeira, as hortaliças e as frutas. O plantio de fumo resiste. Certamente a área plantada diminuiu mas é possível ver, uma vez por ano, varais de fumo secndo nos arredores da cidade.
 
 
 
 
fumo como alimento da memória fumo como alimento da memória Reviewed by davy sales on terça-feira, setembro 15, 2009 Rating: 5

Nenhum comentário:

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.