dinâmismo econômico do capitalismo agreste

Uma empresa de marketing produziu pesquisa mercadológica e apontou Arapiraca como a décima cidade mais dinâmica do Brasil. Nesse sentido, Arapiraca aparece mais dinâmica do que São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, por exemplo. O dinamismo que a pesquisa propõe exibir, diz respeito aos municípios que mais cresceram em 2008. Leva em conta o potencial dos mercados e não do desenvolvimento humano.

A pesquisa e a metodologia é confusa, o que dá margem a erros de análise e interpretação dos dados. Tratou-se de observar o PIB da cidade, o volume de depósitos bancários, a renda das famílias e alguns investimentos públicos. Como se trata de uma pesquisa mercadológica, ela acentua as possibilidades da economia, porque, apesar de um PIB de mais de 1 bilhão de reais, ainda produz muita pobreza. Não há distribuição de riquezas, o que nos torna uma cidade dinâmica, mas apenas para o empresariado, não para a maioria dos cidadãos, que continuam a viver em situação de vulnerabilidade social (trabalho, moradia, educação, saúde e lazer).

Um dado é positivo: ao apontar Arapiraca como a décima cidade brasileira de potencial mercadológico, as possibilidades de um circulo virtuoso de investimentos privados deve ampliar ainda mais o seu dinamismo. Os arapiraquenses vêem uma movimentação positiva, como na construção civil, na educação superior e agora, como mostra a pesquisa, na ampliação do seu mercado, com a chegada de shopping e outras iniciativas empresariais.

dinâmismo econômico do capitalismo agreste dinâmismo econômico do capitalismo agreste Reviewed by davy sales on quinta-feira, setembro 24, 2009 Rating: 5

Nenhum comentário:

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.