Desmilitarização da Polícia Militar é aprovada

Até que enfim o Brasil caminha a passos largos para desmilitarizar sua polícia. Isso significa que a polícia agora é do e para o povo, bem diferente da atual, que utiliza métodos e táticas para combater o inimigo e não para refundar a ordem social.

A segurança pública será agora assunto eminentemente civil, e não militar. A polícia e o corpo de bombeiros perderão seus vínculos com os militares. Trata-se de rever os procedimentos militares e adequá-los ao contexto de uma democracia, haverá a abertura para a sindicalização de policiais e criação de um código de ética, além de submeter irregularidades da prática policial à justiça comum.

A desmilitarização da PM abre espaço para a criação de um plano de cargos e carreiras na segurança pública, visando a dedicação integral e exclusiva à atividade. A carreira desmilitarizada exigirá formação acadêmica e especializada, provendo policiais com ação mais profissional e mais perto dos anseios da sociedade.

Nesse caminho, há o fortalecimento da Inteligência Policial como base para ações que visam reduzir a repressão e alimentar uma ação mais elaborada no sentido do evitamento dos delitos, dentro da filosofia do policiamento comunitário, observando-se o respeito a heterogeneidade dos diversos grupos sociais, evitando abusos.

A desmilitarização da Polícia Militar é o começo de valorização da profissão do policial e das profissões da segurança pública. Teremos uma polícia mais justa, limpa e livre. A polícia se fortalece, porque será mais técnica do que de força bruta, e a sociedade ganha um ambiente mais democrático e estável.

Agora os militares cuidarão das nossas fronteiras e evitarão ataques contra a soberania territorial do Estado brasileiro. Os policiais comandarão o respeito à ordem social, não a partir de uma premissa de guerra e de inimigos, mas da perspectiva dos Estado de Direito. Assim a civilização brasileira, enfim, pode tomar forma.

Fonte: http://conseg.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1554:1o-conseg-define-qprincipiosq-e-qdiretrizesq-para-seguranca-publica&catid=49:noticias-gerais&Itemid=226

Desmilitarização da Polícia Militar é aprovada Desmilitarização da Polícia Militar é aprovada Reviewed by davy sales on terça-feira, setembro 01, 2009 Rating: 5

Nenhum comentário:

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.