festas juninas em arapiraca (2009)

Já estão em movimento os vários grupos locais que dançam a quadrilha junina. Como no ano passado, este ano haverá concurso para a escolha das melhores quadrilhas que são classificadas como traque, chuvinha, bombinha e rojão (com oito a doze casais) representando as escolas ou comunidades.
Escolas: O concurso foi criado pela prefeitura e pretende assumir a continuidade do folclore junino. O julgamento das quadrilhas levam em conta alguns pontos como coreografia/harmonia, figurino/criatividade, originalidade, conjunto/animação e dramatização, puxador/marcador e personagens. A premiação é uma piada (maquina fotografica, dvd ou livro) mas o evento é merecedor de aplausos.

Alavantur 2009: Além das quadrilhas escolares, há a apresentação e concurso de quadrilhas estilizadas da região e de todo o nordeste. Neste concurso, os critérios de julgamento são os mesmos das quadrilhas escolares (reografia/harmonia, figurino/criatividade, originalidade, conjunto/animação e dramatização, puxador/marcador e personagens). A diferença fica por conta da premiação: R$ 2.400 para o primeiro lugar de quadrilha estilizada e R$ 1.300 para quadrilha matuta. Não se sabe porque a premiação é tão acanhada e irrisória. Deveríamos pagar mais por isso, pela preservação de nossos traços culturais.

Além da programação oficial do concurso de quadrilhas, na época junina (todo o mês de junho) a cidade fica toda enfeitada e nos dias 12, 24 e 29 faz-se fogueiras nas portas de casa. Nestes dias é possível ver a cidade pegando fogo, com fogueiras e fogos de artifícios por toda a região, também as casas produzem suas festas e deliciam-se com quitutes da época (pamonha, canjica, etc).
festas juninas em arapiraca (2009) festas juninas em arapiraca (2009) Reviewed by davy sales on sábado, maio 23, 2009 Rating: 5

Nenhum comentário:

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.