cada macaco com seu mandato

Como a política ajudou os homens a ficarem macaquiavélico e a ciência descobriu que a selva está cheia de políticos

O senador Jarbas Vasconcelos não está sozinho. O que ele disse outro dia do PMDB os cientistas vêm dizendo há muito tempo dos primatas. Os colegas do senador só querem o poder "para fazer negócios e ganhar comissões"? Tirando as siglas e os cifrões, os chimpanzés, orangotangos e babuínos também.


Nepotismo, abuso de autoridade, traição, rasteira, golpe, mensalão não há figura da crônica política e da patologia sociológica que não tenha passado ultimamente pelos tratados de primatologia, tornando esses livros, para os leigos, muito mais fáceis de ler. O holandês Frans de Waal, decano da especialidade e autor de Eu, Primata, passou anos anotando tudo o que os chimpanzés faziam no zoológico de Arnhem, nos Países Baixos. Viu "blefes", "coalizões" e "trapaças" onde o público só enxerga macaquice. E concluiu que esses eternos "palhaços do reino animal se sentiriam muito à vontade numa arena política".


O que eles mais fazem é exercer o poder em proveito pessoal. Costumam ser "manipuladores" e "arbitrários". Mentem tão bem que seus chefes caminham com o dorso eriçado, simulando passos de lutadores em tatames de sumô, para dar a impressão de serem maiores que a macacada plebéia. E essa, por sua vez, não se cansa de adulá-los, em rituais de obediência que incluem o beija-mão e, melhor ainda, o beija-pé. Aliás, curvar-se diante dos chefes é coisa de chimpanzé.


A bajulação compensa. É do convívio com os manda-chuvas que descem, em cascata, as prerrogativas hierárquicas do bando. Ao passo que o macaco-mór "usa o prestígio obtido com essas homenagens para manter o equilíbrio social", distribuindo favores essenciais, como o acesso às bananas e às fêmeas. Em bom politiquês, isso se chama clientelismo.

leia todo o artigo na Piaui

cada macaco com seu mandato cada macaco com seu mandato Reviewed by davy sales on sexta-feira, março 27, 2009 Rating: 5

Nenhum comentário:

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.