Arapiraca: Sistema de Informações, mas não de Transporte

Um sistema de Informações é para viabilizar o novo cadastro imobiliário - a prefeitura reconhece a existência de 53 mil imóveis, mas outros levantamentos indicam a ordem de 70 mil. Imagina-se com isso aumentar a arrecadação de impostos, como o iptu, para a cidade. Quando o assunto é eficiência na arrecadação e controle das contas, que se tire o chapéu para o impecável comando do nosso prefeito.

&

O vereador Daniel Rocha apresentou a defesa de um projeto da prefeitura para construir bicicletários para que os "trabalhadores" arapiraquenses possam ir e voltar ao trabalho, de bicicleta. Pretende-se construir uma ciclovia do centro até a AL220. Isso é intrigante: pouquíssimos trabalhadores se utilizam de bicicletas para trabalhar. Nossas ruas não tem estrutura para receber uma ciclovia - estamos numa cidade onde não há nenhuma avenida ou rua que possua, além das pistas de rolamento, um acostamento.

&

Nunca foi implatado um sistema de transporte público local. Não há competência para isso. Não há gente capaz de fazê-lo. Não há vontade política nem cérebro para desenvolver nosso sistema basta ver a SMTT, entre outras secretarias e orgãos municipais que são uma nulidade publica. O que é bom para o europeu é bom para o arapiraquense? Paris tem uso de bicicletas tanto quanto Amsterdã... Mas em Arapiraca os trabalhadores desejam ônibus, para todos os lados da cidade, depois disso, e apenas depois de um sistema público de transporte, o alargamento das opções como ciclovias e outras iniciativas, seriam justas e bem-vindas.

&

Se políticos, artistas, a classe média e alta européia usa bicicleta, nunca vimos nossa elite em duas rodas. Não temos o costume de ver os vereadores chegando para trabalhar em suas bicicletas (nem o proponente Daniel Rocha). A bicicleta aqui é mais retórica, é mais uma saída para fazer-de-conta que se pensa sobre o futuro local.

&

Aqui apenas os mais pobres fazem uso dela e é contra eles que nossa casa legislativa jamais ofereceu espaço para pensar um sistema público de transporte. Não se dá ônibus, mas ciclovias. Bela idéia, ecológica, sensata. Mas isso não esconde o fato de sermos incapazes de fazer essa cidade andar saudavelmente em ônibus novos, que não poluem, ou poluem pouco.

Arapiraca: Sistema de Informações, mas não de Transporte Arapiraca: Sistema de Informações, mas não de Transporte Reviewed by davy sales on terça-feira, março 17, 2009 Rating: 5

Um comentário:

Paulo Amaral disse...

Na realidade nossa câmara de vereadores deixa a desejar. Arapiraca não e´só o parque Ceci Cunha, lago da perecuba, aréa verde etc. Arapiraca não tem saneamento básico, transporte público, o trânsito é uma loucura, nossa SMTT é incompetente, nosso povo merece e tem condições financeira para algo melhor. O que falta nessa cãmara de faz de conta é idéias e projetos políticos, que favoreçam o povo e que sejam colocados em prática e não uma câmara sem oposição, submissa, capenga, que tudo aceita e não contesta nada.Qual o compromisso que tem uma câmara, onde dois vereadores recém eleitos tomam a posse e entram em licença, só para favorecer seus acordos políticos e pessoais com o seus suplentes?

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.