status e palito-de-dente

Aos domingos, nossas churrascarias ficam lotadas. Predominam grupos familiares. Aprecia-se muito a carne bovina e suína na brasa, acompanhada de arroz, feijão, macarrão e salada de verduras. Coca-cola "com gelo e limão" está presente em nove de dez mesas. A família alegre comemora a comensalidade parental.

palitogina O palitar dos dentes é um ritual apreciado por parte deles. Após comerem, pede-se sobremesa e café. Cada membro pega seu palito de dente. O pai palita os dentes, mexe com o palito, remove restos de comida entre os dentes. A esposa acompanha, filhos, parentes, amigos. Ao sairem da churrascaria, o pai conserva o palito ainda entre os dentes, segurando com os lábios. O palito conservado à boca indica um status, aquele de quem tem meios para frequentar a churrascaria aos domingos, para fartar-se de carnes e alegria.

O palitar dos dentes, no sentido de higiene bucal, seria mais apropriado para o lavabo. Enquanto palitam os dentes, devem ser obrigados a engolir o que estiver preso entre os dentes, porque ninguém cospe à mesa. Um novo palito, limpo, será usado ao sair da refeição. Este será ostentado apenas para indicar seu pertencimento a um grupo de valores partilhados na cidade.

Aqui palitar não pode ser apenas falta de educação, mas um modo de estar no mundo da novíssima classe média local. As churrascarias e restaurantes colocam os palitos à mesa. Se olharmos para a história da mesa, veremos que escarrar, cuspir, e outras necessidades foram sendo afastados da mesa, os pratos se tornaram individuais e eis que surge uma etiqueta básica: leveza e bem-estar para comer. Não há a etiqueta. Cada grupo humano valoriza este ou aquele modo. Palitar os dentes enquanto outros ainda comem, aqui é visto como aceitável.

status e palito-de-dente status e palito-de-dente Reviewed by davy sales on domingo, fevereiro 01, 2009 Rating: 5

Nenhum comentário:

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.