conversas para boi dormir

_mapa_arapiraca_ibge

mapa e gráficos: ibge

Em novembro de 2007 a prefeitura apresentou o projeto e em julho de 2008 avisou ter assinado acordo com a CEF para viabilizar o bosque das arapiracas. Em outubro de 2007 apresentou-se um pleito à ANTT para construção de um metrô de superfície na cidade. Em janeiro de 2008 o prefeito e secretários passearam pelos trilhos. Esse é o nosso sonho. São nossas apostas no futuro.

 pop_arap_ibge

crescimento populacional constante

O que mais impressiona é que a cidade é gerida há pelo menos uma década pelo pmdb e psdb. Uma década de promessas e sonhos. Definitivamente mudaram a cara da cidade, deram novos rumos, ampliaram nossa agenda local. Tem o mérito de um despertar para a urgência de investimentos de médio e longo prazos para fazer a cidade crescer e aparecer. Mas a única obra é o parque Ceci Cunha, um parque sem árvores. Parte das ruas recebeu pavimentação. As escolas municipais voltaram a funcionar. Há um clima mais confiante na cidade, confiança no futuro.

terceiro setor na berlinda: atividade econômica predominantemente urbana

Quando olhamos para o PIB per capta, vemos uma rica cidade pobre. Em 2004 nossa renda per capta foi de 2.416 reais. Hoje ultrapassa 3.400 reais. Isso dá o grau de potência e de prosperidade local.

Apesar de crescente incremento na produção de riquezas, a criação de pobreza e de vulnerabilidade social é maior. Nossos bolsões de pobreza prosperam na inflação de cidade que nos transformamos. Estamos crescendo demografica e economicamente. E tém-se urgência na viabilidade de uma cidade que abraçe à todos.

A construção de um (ou dois) centros de compras abriu novas possibilidades. A cidade doou cinquenta mil metros de terreno público para o grupo que vai construir o pátio shopping - em troca entregará à cidade apenas uma escola. _pib_arapiraca_2006_ibgeA troca não parece justa, a não ser que os impostos arrecadados venham cobrir essa conta quando o empreendimento estiver em funcionamento. Assim pode parecer um bom negócio para a cidade. É bom lembrar que a estrutura da escola não se confunde, necessariamente, com o modo como ela vai funcionar: quem vai bancar os custos do modelo de tempo integral somos nós, não o pátio shopping...

Continuamos com problemas estruturais muito marcantes: não há rodoviária (está em reforma há alguns anos), não há ferroviária (pretende-se reativar a ferrovia), não há aeroporto (não há terminal de passageiros, nem empresas aéreas no local, servido de pista para aviões de pequeno porte).

A maioria das ruas ainda é de terra crua. O lixo na via pública está presente ainda em algumas áreas (no São Luiz II, na Primavera, nas Batingas). As oportunidades de trabalho ainda deixa muitos sem horizonte. As rodovias no entorno da cidade são mal conservadas, perigosas e sem sinalização adequada.

conversas para boi dormir conversas para boi dormir Reviewed by davy sales on domingo, dezembro 14, 2008 Rating: 5

Um comentário:

edlins disse...

Notícia boa Agrestenews,os dados apresentados estão desatualizados!
O PIB da cidade já supera 1 bilhão de reais segundo dados divulgados pelo IBGE em 17/12/08 relacionados ao ano de 2006. o que representa um crescimento de 18% comparado ao de 2005, e renda per capta de 5173 reais!!! confira os dados extraídos do site do IBGE, logo abaixo.


Arapiraca - AL


Produto Interno Bruto dos Municípios 2006

Valor adicionado na agropecuária 41.882 mil reais

Valor adicionado na Industria 179.598 mil reais

Valor adicionado no Serviço 693.862 mil reais

Impostos sobre produtos líquidos de subsídios 131.531 mil reais

PIB a Preço de mercado corrente 1.046.873 mil reais

PIB per capita 5.173 reais

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.