Onde está o futebol libertário?

fonte: nu-sol (pucsp)

jogadores: Antes eram chamados de boleiros, tinham um estilo próprio que combinava paixão pelo futebol e uma certa atitude própria de... boleiro, quase sinônimo de vagabundo. Hoje são atletas. Submetidos a todo tipo de investimento médico-fisiológico ou psicológico, exibem sua dócil conduta babaca e conciliadora no mercado da bola, que são os cadernos especializados, os sites e, sobretudo, os programas de TV do tipo mesas redondas. Nestes, alimentam a sanha autoritária e/ou marketeira de apresentadores. São capital humano do mercado da bola, na mão de espertos empresários.

técnicos: Erigidos como o mais alto grau dos especialistas da bola, são chamados, subservientemente, de professores. Maus humorados, folgados ou mandões, são administradores do capital humano. Tem um que adora ser chamado de manager: um profissional especializado do mercado da bola. Expandem seus negócios de clube-empresa e escalam os times segundo o grau de subserviência dos jogadores e os lucros possíveis. São os donos da bola: ganham sozinhos e perdem em conjunto.

torcedores: Muitas vezes é um trouxa que paga ingresso ou a assinatura da TV para ser regularmente desrespeitado pelos negociantes e suas mercadorias. Mas é, também, o covarde agrupado em gangues, que são chamadas de torcidas, para dar vazão à sua vontade de extermínio como compensador de emoção na sua vida babaca. São relegados aos currais da arquibancada e se portam como gado; às vezes há um estouro da manada. Mas, aí, a polícia entra em cena e contém a situação... na porrada.

a paixão e a revolta: Diante desse festival de babaquice, caretice e gente babaca, o que resta, para quem gosta de futebol, é a paixão e a revolta. Paixão pelo seu clube e revolta diante de um futebol que, além de tudo o que foi dito, é de péssima qualidade, ou melhor, é ruim. Nele falta o que faz o futebol para um apaixonado: a liberdade e o risco, bola e o jogadores soltos em campo e na vida, partindo para cima dos adversários como um a-ni-mal!

Onde está o futebol libertário? Onde está o futebol libertário? Reviewed by davy sales on quarta-feira, novembro 19, 2008 Rating: 5

Nenhum comentário:

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.