ESTUDANTES COM RENDA DE ATÉ 3 SALÁRIOS TÊM MAIS ACESSO À UNIVERSIDADE

ESTUDANTES COM RENDA DE ATÉ 3 SALÁRIOS TÊM MAIS ACESSO À UNIVERSIDADE
Dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), tabulados pelo Iets (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade), mostram que aumentou o número de estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos no ensino superior brasileiro. O aumento foi de cinco pontos percentuais: em 2004 10% dos estudantes do ensino superior brasileiro tinham renda famílias de até três salários mínimos; em 2006, esse número passou para 15%. Três salários mínimos em 2006 era o equivalente a R$ 1,05 mil.
O pesquisador do Iets Simon Shwartzman disse em entrevista ao Conversa Afiada nesta quarta-feira, dia 20, que o acesso ao ensino superior no Brasil cresceu de forma generalizada.
“Na verdade, o sistema de educação do ensino superior brasileiro cresceu, está dando mais acesso, há mais acesso também a pessoas relativamente de baixa renda”, disse Shwartzman.
Segundo Shwartzman, os dados da Pnad mostram que em 2004 40% dos estudantes do ensino superior brasileiro faziam parte do grupo dos 10% mais ricos do país. Em 2006 esse número caiu para 38%.
“É importante. Não estou dizendo que não é. Não mudou o perfil, é uma melhora... Eu acho que o Governo tem feito um esforço muito grande para aumentar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior, o ProUni é o principal exemplo disso”, disse Shwartzman.
O professor Shwartzman destacou que os dados publicados pelo jornal Folha de S. Paulo sobre esse estudo estavam errados.
“Essa informação da Folha de S. Paulo está equivocada. O dado que eu passei para a Folha de S. Paulo, que é um dado tirado da Pnad, ele mostra que houve um aumento de cinco pontos percentuais do número de estudantes com até três salários mínimos de renda familiar. Em 2004 eram 10% e em 2006 eram 15%. Isso não é um aumento de 50%, porque você não pode calcular porcentagem de porcentagem. Esse é um erro da reportagem da Folha de S. Paulo”, explicou Shwartzman.
leia a entrevista no conversa afiada
ESTUDANTES COM RENDA DE ATÉ 3 SALÁRIOS TÊM MAIS ACESSO À UNIVERSIDADE ESTUDANTES COM RENDA DE ATÉ 3 SALÁRIOS TÊM MAIS ACESSO À UNIVERSIDADE Reviewed by davy sales on quinta-feira, agosto 21, 2008 Rating: 5

Nenhum comentário:

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.