educação, ciência e desenvolvimento


Qual o impacto sócio-econômico quando os primeiros alunos, em formação nas universidades da cidade, colarem grau e pegarem seus diplomas?

São, entre outros, advogados, administradores, psicólogos, arquitetos, enfermeiros, educadores físicos, biólogos, geógrafos, historiadores, pedagogos, assistentes sociais. Serão a novíssima classe média local. É desse impacto sobre a realidade arapiraquense de que vos falo.

Arapiraca viveu por algumas décadas apenas com a antiga FFPA. A Faculdade de Formação de Professores foi o único espaço acadêmico em funcionamento até recentemente. A partir dos anos 90, os rumos da necessidade de apoiar uma expansão por causa de uma crescente demanda local. Na esteira desse movimento o Estado transformou a FFPA em UNEAL, agregando faculdades de outras cidades do interior (como Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios e Delmiro Gouveia).

O impacto da chegada da UFAL no cotidiano e na economia do município ainda está por ser medido. Aos poucos o campus Arapiraca da UFAL amplia sua atuação e espera-se novos cursos em funcionamento, pois a UFAL local deve ter, a longo prazo, a maioria dos cursos hoje oferecidos no campus A. C. Simões em Maceió.

O IESC, CESAMA, NCA e CESMAC são Instituições Privadas de Ensino Superior com uma atuação local. São espaços que estão a construir uma identidade acadêmica e, ano a ano, expandem seus espaços físicos. É um crescimento visível nas noites da cidade.

Várias universidades oferecem cursos de licenciatura e bacharelado não-presenciais. Funcionam, geralmente a noite, em escolas de ensino básico e fundamental e agora acenam para a possibilidade de se tornarem instituições de ensino superior com essa parceria.

Tudo parece acenar para a direção de uma aplicação de saberes para o nosso desenvolvimento. Aplicar os saberes exige um corpo científico que domine um determinado campo do saber. É por isso que diplomas de universidades são importantes. Com a ciência, e possibilidades de aplicabilidade, a cidade pode avançar e tornar-se um pólo que irradia bem-estar. Mas isso só ali na frente, depois de 2016.
educação, ciência e desenvolvimento educação, ciência e desenvolvimento Reviewed by davy sales on sexta-feira, julho 25, 2008 Rating: 5

Nenhum comentário:

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.