Cultura fumageira em Arapiraca

Em 1889 Alagoas tornou-se um estado original da República Brasileira. De 1930 até 1946 foi governado por interventores federais. Desde a fundação nossa civilidade era capenga. Incapaz de criar uma sociedade a altura dos trópicos, um paraíso, talvez. Vinte quatro anos se passaram desde que Alagoas emancipou-se de Pernambuco e foi criada Arapiraca. Em 30 de maio de 1924 o governador Fernandes Lima autoriza a criação do município. Desde então a cultura fumageira vai tomando corpo e alimentando o crescimento da cidade.

O tabaco alimentou os sonhos da cidade e fez a riqueza de pouquíssimos. A maior parte da população compunha o exército de destaladeiras de fumo. As plantações da área rural inundavam a cidade a época da colheita e o processo de destalação tomava conta das residências dos locais. Cada casa recebia uma dada quantidade de quilos de fumo bruto em folha. Ao caminhar pelas ruas era possível perceber aqueles “móios” de fumo e o aroma forte e ácido de quando se arrancava a folha do talo. Muitos lares dos estratos baixos e médios da cidade participaram ativamente desses processos, haviam inclusive “salões” próprios para o processo de destalação e cura. Depois surgiram algumas empresas rústicas para o processamento do fumo, tradicionalmente feito em rolos num tipo de tear de madeira colocado no centro do salão.

O fumo de rolo foi uma das bases do nascimento da feira livre que cresceu junto com a expansão da cultura fumageira. O problema é que os lucros dessa crescente produção fumageira não era bem distribuído para quem se envolvia no processo de plantio, colheita, processamento manual e venda. O lucro desse comércio ficou fechado entre poucas famílias da cidade por todo o apogeu dessa cultura. Já quando há os primeiros sinais da queda de produção de fumo no município é que o mercado se abre para os primeiros pequenos produtores.

Cultura fumageira em Arapiraca Cultura fumageira em Arapiraca Reviewed by davy sales on terça-feira, abril 15, 2008 Rating: 5

Nenhum comentário:

Davy Sales (2012). Tecnologia do Blogger.